Como usar corretamente o triângulo de sinalização

Você sabe como usar o triângulo de sinalização do seu carro? Você sabe qual é a distância de segurança mínima? Você sabe o que fazer se tiver que colocá-lo em uma curva? Pois bem, a Auto Visa Rio sabe e vai te ajudar. Vamos ver algumas dicas bem simples para você não esquecer a forma correta de como colocar seu triângulo de sinalização em segurança.

O uso do triângulo de sinalização é importante para proteger seu carro de acidentes. Ele serve para alertar condutores que estão vindo de que há um carro parado à frente. Ele deve ser usado em caso de seu veículo estar impossibilitado de andar. Como por exemplo, por ter um de pneu furado ou problemas no motor.

Portanto, caso você esteja andando com seu carro, seja na cidade ou na estrada, e percebe que há algo errado com ele, é importante procurar o acostamento mais próximo para estacioná-lo. Evite parar nas pistas, a não ser que seja de extrema necessidade, pois pode acarretar em riscos mais sérios. Caso não haja acostamento, pare sempre na pista da direita.

Uma vez que seu carro está parado, ligue o pisca alerta como primeira medida de sinalização para outros condutores. Feito isso, vá até seu porta malas e pegue seu triângulo de sinalização. Para colocá-lo é importante fazer a contagem correta dos passos, para que seu carro fique a uma distância segura dos demais veículos. Dê passadas largas para facilitar sua contagem. Mas lembre-se, os carros que vêm de trás podem estar em alta velocidade (principalmente na estrada), portanto, faça a contagem da calçada ou acostamento, para depois colocar o triângulo na pista em que seu carro está parado.

O triângulo de sinalização deve ficar no mínimo a 30 metros do carro
Segundo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), o triângulo de sinalização deve ser colocado no mínimo a 30 metros da traseira do veículo. Porém, para aumentar a sua segurança e a de seu veículo, coloque o triângulo de sinalização a uma distância correspondente à velocidade da via em que ele está. Por exemplo, se a velocidade é de 40 km/h, o triângulo deve estar a 40m do veículo. Se a velocidade for 80 km/h, coloque a 80m e assim por diante.

Caso haja uma curva no meio da sua contagem de passos, caminhe até o final dela e reinicie os passos. E em caso de chuva, neblina ou cerração, dobre a distância. Essa é a melhor forma de sinalizar e evitar acidentes nesses casos.

Feito todos esses procedimentos, ligue para a assistência 24h que você contratou. Lembramos que a Auto Visa Rio protege seu veículo por um valor inferior, além de lhe oferecer uma assistência 24 horas para esse tipo de situação adversa. Se você ainda não é nosso associado, conheça todos os benefícios e faça uma simulação online.